Módulo Suprimentos

Módulo Suprimentos

O Rhodes Suprimentos permite o controle geral das compras, tanto as originadas pelo PCP, quanto aquelas geradas por políticas de estoque mínimo ou requisitadas individualmente pelos usuários. Controla também o perfil dos fornecedores, o histórico de cotações, a gestão dos contratos de fornecimentos, administra o recebimento de materiais inclusive aqueles enviados direta ou indiretamente pelo cliente para beneficiamento, administra os limites de gastos por unidade de negócios e controle de estoque operacional e financeiro e integra-se ao sistema de contas a pagar.

Gestão de materiais:

Faz o controle dos itens de estoque por categoria e subcategorias, filiais, dimensões, lotes e prazos de validade, fazendo uso intensivo de códigos de barras, fotos de catálogo e códigos externos e internos. Regula também a venda e o transporte de materiais controlados (sujeitos à licenças especiais), emitindo os relatóriosnlegalmente exigidos.

Cotação de preços:

O processo de gerenciamento de cotações está concentrado em uma única tela que contém todas as informações concernentes ao material, aos seus fornecedores usuais e às necessidades específicas de cada requisição. A partir dessa rotina é possível desenvolver novos fornecedores, gerar cotações por e-mail ou fax, comunicar-se com o solicitante para informações adicionais, registrar preços e outras condições, efetuar o encerramento do processo e envia-lo para aprovação.

Requisições:

O Rhodes Suprimentos permite, através da rotina de requisição de materiais, que cada setor efetue requisições diretamente ao estoque, respeitando regras pré-estabelecidas. A checagem da disponibilidade em estoque é realizada imediatamente e, caso não haja o item requerido, após uma checagem dos processos de compra para reposição de estoques em andamento, este é enviado para a tela de cotações, sob responsabilidade do setor de compras. O sistema permite também a opção de se gerar automaticamente requisições de compra de produtos que estiverem abaixo do estoque mínimo, arbitrado pelo usuário ou calculado dinamicamente, considerando tempos de reposição, consumo médio e lotes econômicos de aquisição.

Aprovação de compra:

O conjunto de itens cotados é submetido ao responsável pela aprovação de compras, de forma eletrônica, contendo informações históricas sobre o produto e os fornecedores candidatos, permitindo ao responsável, com apenas um clique, aprovar, indeferir ou solicitar novas cotações para cada item.

Geração automática de pedidos:

Uma vez definido o vencedor da cotação, respeitando os critérios parametrizados, o sistema possibilita a geração automática de pedido de compra que poderá ser enviado via e-mail diretamente da tela do sistema ou por fax.

Rateio de gastos por unidade de negócio:

O Rhodes Suprimentos está preparado para trabalhar por Unidade de Negócios, ou seja, todos os controles podem ser registrados por filiais, lojas, empresa coligada, armazéns. Desta forma, os gastos poderão ser rateados entre as diversas unidades de negócios, de acordo com o tipo de recurso utilizado (materiais, energia, água, etc).

Previsão de contas a pagar:

Fornece ao gestor uma previsão de pagamentos baseada no recebimento de NFs de fornecedor. Note-se que será uma previsão, não uma autorização, pois esta só poderá ser efetuada após a liberação pelo usuário em uma tela específica para isto.

Transferência de estoque:

Faz o controle das transferências de estoques realizadas entre os armazéns.

Inventário:

O sistema está apto a permitir inventários parciais dos itens de estoque sem paralisar o dia-a-dia do almoxarifado. A partir de um saldo fixado em uma data base qualquer, é possível acompanhar as entradas e saídas posteriores de forma a garantir a integridade do saldo atual.

Avaliação de fornecedores:

Os fornecedores são avaliados por meio de um sistema de cores indicativas de qualidade no atendimento, pontualidade e preços praticados. As classificações de preço e pontualidade serão atribuídas automaticamente, conquanto a de qualidade seja atribuída pelo usuário, subjetiva.