Módulo Produção

Módulo Produção

O Rhodes Produção foi especialmente desenvolvido para gerir a produção da empresa ou suas unidades de negócios, permitindo planejar e maximizar os resultados. Dentre as diversas rotinas e controles do sistema estão o cadastramento dos projetos, materiais e serviços a serem empregados, cadastros dos recursos disponíveis, tais como: máquinas, equipamentos e mão de obra, criação das ordens de produção, definição de custos, controle de estoque, apontadoria, fichas técnicas, mapas de produção e relatórios gerenciais.

Projetos:

No Rhodes Produção o conceito de projeto é a definição da estrutura do produto, ou seja, é possível definir uma lista de materiais, em diversos níveis, nos quais estão inclusos o produto principal, as matérias primas e os serviços utilizados no processo de produção. Além disso, permite definir a seqüência operacional envolvida e, por decorrência, estabelecer o seu custo-padrão de fabricação.

Mapa de produção:

Fornece mapas gerenciais, totalmente detalhados, da ocupação de maquinário e do estado atual do setor produtivo. Esses mapas podem ser visualizados por ordem de produção, por máquina ou consolidado, podendo ainda ter uma visão diária ou por período desejado.

Ordem de produção:

>O Rhodes Produção uma vez integrado com o Rhodes Comercial recebe automaticamente, a partir do pedido de venda, todas as requisições de produção. Isso não exclui a possibilidade de requisições serem originadas do próprio departamento de PCP. As requisições feitas ao Módulo de produção são automaticamente agrupadas por produto e ficam aguardando um comando do operador para o início da produção. Independente da forma de entrada das ordens de produção, antes de efetivá-las o sistema checa o estoque, o prazo de entrega e o lote econômico (produção mínima).

Apontadoria:

O sistema possui rotina prática de apontadoria para controle e acompanhamento das ordens de produção em andamento, permitindo o controle da execução, eventuais atrasos e viabilizando a reprogramação diária da fábrica.

Suporte a serviços internos:

O sistema controla as operações terceirizadas de beneficiamento integrado à seqüência operacional e ao sistema de compras e estoque.

Distribuição por máquina:

O sistema gerencia a carga dos centros produtivos distribuindo as operações de forma inteligente e flexível, maximizando a capacidade de produção e minimizando os custos com tempo ocioso ou aguardo de insumos para uma determinada operação.

Manutenção industrial:

Faz a gestão completa de equipamentos e maquinários da empresa, administrando as manutenções preventivas, custos e paradas corretivas de acordo com a vida útil de cada componente. Uma vez programada as manutenções o Rhodes Produção controla de forma automática as reduções de disponibilidades de capacidade produtiva. Dentro do Módulo de Produção, um cadastro de projetos permite a análise técnica e econômica tanto de produtos especiais quanto de linha. Nessa tela são cadastradas as árvores de produtos, as seqüências operacionais. O custo de fabricação do produto é produzido instantaneamente durante a montagem do projeto. Uma vez pronto, o projeto é colocado em produção (associado ao controle de estoques). Os pedidos aprovados no Módulo Comercial, que devem ser produzidos, são disponibilizados na tela de Ordens de Fabricação. Bastará ao usuário clicar sobre o produto a ser produzido para que o sistema aloque tempo na fábrica e gere as requisições de compra, ao estoque e de produção necessárias. Um relatório diário para cada máquina informará a lista de tarefas a serem executadas, bem como os materiais a serem requisitados ao almoxarifado. O conjunto de Ordens de Fabricação iniciadas irá compor um mapa de ocupação da fábrica que medirá, entre outras coisas, o índice de ociosidade de cada centro de custo. O mapa pode ser detalhado para que se saiba quais Ofs estão programadas em um determinado dia.